Linha Clara Escola de Artes



A Associação dos Quadrinhistas de Londrina foi fundada em 1994 e, através de seu criador, Eloyr Pacheco, realizou muitos eventos, entre eles o Londrina Comic Con, levando as Histórias em Quadrinhos para shoppings, escolas de Londrina e região. Em 2009, no Dia do Quadrinho Nacional, ganhou uma sala na Revistaria Odisseia, que originou a escola de desenho agora instalada no Centro Cultural Eloyr Pacheco.
A Linha Clara tem como objetivo incentivar a produção de Histórias em Quadrinhos em Londrina e região, formar ilustradores, caricaturistas e cartunistas/chargistas, além de orientar interessados para as profissões nas área de artes, entre elas, educação artística, desenho industrial, design gráfico, webdesign, moda e fotografia. 

Em parceria com a AQL, a Linha Clara oferece aos seus alunos acesso a Quadrinhoteca Alvaro de Moya para leitura e pesquisa de Quadrinhos. A escola conta ainda com uma sala de vídeo onde são exibidos documentários e filmes antigos.




 Criado em maio de 2008 durante uma série de oficinas de produção de HQ no SESC Londrina o fanzine “Deu Nisso?!” abre espaço para a produção de Quadrinhos de professores e alunos.

Espaço multicultural que conta com a Garagem Hermética, espaço multiuso adequado para festas e eventos; sala de exposições; Quadrinhoteca e Sala de Leitura Álvaro de Moya e Espaço Arte Sergio Russo.
 
De forma simplificada, linha clara é o estilo de desenho que tem como principal característica as linhas fortes com a mesma espessura e importância e coloca os personagens num cenário realista. O primeiro trabalho considerado neste estilo foi Tintin (1929), de Hergé.